19 de novembro de 2010

Contos de Natal

Agora que a quadra natalícia se aproxima, eis uma listagem de alguns contos de Natal, através de textos seleccionados por Ian Whybrow,inclusos na obra O Grande Livro do Natal, Edições ASA, 2004, título original The Kingfisher Book of Classic Christmas Stories:

O primeiro Natal-  Anne Adeney
Os visitantes de Natal do Velho Pierre (uma lenda francesa)-  Fiona Waters
O sapateiro e os duendes (um conto de fadas alemão)-  Irmãos Grimm (Jacob-1785-1863 e Wilhelm- 1786-1859)
Um gato muito grande (uma lenda nórdica)-  Nora Clarke
O sonho de Natal de Becky (versão da Cinderela)-  Louisa May Alcott (1832-88)
O quebra-nozes-  E.T.A. Hoffman, versão de Antónia Barber
Natal todos os dias-  William Dean Howells (1837-1920)
O jantar de Natal dos Cratchit (de “O cântico de Natal”)- Charles Dickens (1812-70)
O cesto de Natal da tia Cyrilla-  Lucy Maude Montgomery (1874-1942)
O Natal no Refúgio da Toupeira (de “O vento nos Salgueiros”)- Kenneth Grahame (1859-1932)
Um presente do coração (uma lenda mexicana)- Saviour Pirotta
A lenda de S.Nicolau (um conto holandês)- Ann Pilling
Befana e os 3 Reis Magos (uma lenda italiana)- Vivian French
O pinheirinho (um conto escandinavo)- Hans Christian Andersen (1805-75) versão de Jenny Koralek
Para além destes poder-se-ia acrescentar os contos do norte americano O.Henry e o "Suave Milagre" do imortal Eça de Queirós

Paz na terra aos Homens/Mulheres de boa vontade

18 de novembro de 2010

Dia de São Martinho (Inquérito)

Inquérito efectuado pela aluna Ana Maria (9º 3)
 
Questão 1: Para si o que significa o dia de São Martinho?
Respostas: “É o dia em que se vai às adegas e se abrem as pipas para provar a água pé?”_Maria da luz Montoso (contínua)
                     “Para comemorar o dia de São Martinho”_António Torres (professor)
                      “Muita castanha nesse dia”_ Luís Filipe Reis (contínuo)
Questão 2: Qual é a vantagem e a desvantagem desse dia?
Respostas: “vantagem, comer castanha e beber água pé; desvantagem, se beber muita água pé fico mais tonta”_ Maria da Luz Montoso (contínua)
                       “vantagem, pudemos confraternizar  com pessoas e amigos; desvantagem, não sei, não há apenas se apanhar uma bebedeira”_António Torres (professor) 
“vantagem, conviver entre pessoas; desvantagens não vejo nenhumas”_Luís Filipe Reis (Contínuo)
Questão 3: Será este dia importante? Porquê?
Respostas: “Sim para comer e beber”_Maria da Luz (contínua)
                    “É importante porque se trata de uma comemoração de alguém que procurou dar sempre o melhor”
                   “Não considero esse dia importante, é apenas a comemoração de São Martinho”_Luís Filipe Reis (contínuo)
Questão 4: Que se come nesse dia?
Resposta: todos responderam comer castanhas. 
Questão 5: Fale um bocado desse dia e conte-me um pouco da sua história.
Respostas: “Não sei a história”_ Maria da Luz Montoso Contínua) 
“São Martinho foi um Santo, por isso nesse dia homenageamos a sua figura”_António Torres (professor)
                  “Nesse dia São Martinho encontra um mendigo que está despido ao frio e São Martinho pegou na espada, rasgou sua própria capa e ofereceu-a ao mendigo, depois desse acto parou de chover, e apareceu um sol quente, daí a data do 11 de Novembro ser “São Martinho, o homem que ajudou o mendigo”_Luís Filipe Reis (contínuo).
 
 

11 de novembro de 2010

O Projecto Museu Escolar e o Património "in situ".

O Projecto do Museu Escolar já é uma realidade, mas as instalações, situadas no Casal Saloio, estão muito degradadas, impedindo assim que possamos trabalhar a parte da expografia, expondo o acervo didáctico que a escola possui.
No entanto o Projecto Museu Escolar contínua em processo, e nesse sentido vai trabalhar com o Património in situ , divulgando o Património Local de Agualva – Cacém e também do Concelho de Sintra, conforme o plano de actividades já elaborado para este ano lectivo.
Museu Escolar, conta com a colaboração de vários professores e alunos da escola, contribuindo para o enriquecimento das actividades propostas para este ano lectivo, que são muitas e inovadoras, fazendo do Projecto Museu Escolar um pólo dinamizador de todas as outras actividades escolares, numa convergência de trabalho potenciando as capacidades de professores, alunos e comunidade escolar, envolvidos neste projecto.

Amália Madeira